INFORMACÕES

Antes do cruzeiro - Informações úteis

Nossa missão é fazer tudo que pudermos para tornar as suas férias tão relaxantes quanto for possível, a partir do momento que você faz a reserva até o momento em que você desembarca do navio.

COMO EMBARCAR?

Transfer: A MSC Cruzeiros não se responsabiliza pelo transporte do hóspede até o Porto, bem como o retorno para a residência. Porem a NEXT VIAGENS oferece o serviço de transfer em carro executivo de alguns Bairros de São Paulo e do aeroporto de Congonhas para passageiros de outras Cidades e Estados.

www.nextviagens.com.br 

011 28081576 - horário de atendimento das 12:00 as 21:30 de segunda a quinta. Sextas das 12:00 as 18:00. Sábados das 16:00 as 21:00 horas. A Empresa retorna a ligação. Wapp 11 997773336 - diretoria@nextviagens.com.br.

Check-in:

O check-in será encerrado 2 (duas) horas antes da partida prevista do navio. Desta forma recomendamos ao hóspede apresentar-se no Porto com 4 (quatro) horas de antecedência da saída do navio. Após a entrega das malas, o hóspede receberá uma senha para aguardar a chamada para o check-in e embarque. Ao ser anunciada a senha, apresentar-se no balcão de Check-In com o voucher e o documento de identificação original em mãos. Após a conferência dos documentos para embarque e estando toda a documentação regular, o hóspede deverá efetuar pré-autorização de débito em seu cartão de crédito internacional, conforme as regras de pagamento. Após, será entregue o “Cruise Card”, que terá o nome do hóspede, número da cabine, turno e mesa do restaurante, que passará então a ser a identidade a bordo, tanto para embarque e desembarque, quanto para o consumo dentro do navio (bares, lavanderia, serviços de cabine, serviços médicos, salão de beleza, lojas, fotografias, etc.). O “Cruise Card” é de responsabilidade do hóspede, devendo o mesmo mantê-lo em segurança, informando prontamente o Escritório de Informações no caso de perda.

Check-in Online:

O website www.mscwebcheckin.com/ foi desenvolvido para agilizar o processo de embarque através do check-in online, que você poderá utilizar de acordo com a sua conveniência antes de sair de casa. Todos os hóspedes de uma mesma reserva deverão efetuar o seu registro antecipadamente, preenchendo seus dados pessoais e imprimindo o formulário que está disponível no final do processo de registro. O check-in online deverá ser efetuado nas 48 horas que antecedem a data de partida, após este prazo o sistema não imprimirá o formulário de embarque que é necessário para completar os procedimentos de embarque.

Como medida de segurança , a equipe de segurança poderá revistar os hóspedes e suas bagagens e confiscar qualquer ítem que a Compania considerar um risco a segurança dos outros passageiros e tripulantes (como armas, facas, ferros, etc...)

No terminal de embarque, todos os hóspedes do MSC Yacht Club (a bordo do MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida e do MSC Fantasia) terão à sua disposição um balcão exclusivo para efetuar seu check-in e serão auxiliados com sua bagagem pela equipe de mordomos, que irá conduzi-los até a ala destinada aos check-ins prioritários. O mordomo poderá desfazer as se o hóspede assim o desejar.

ANTES DO EMBARQUE

Fazendo as bagagens. Que traje usar a bordo?

Durante o dia, os trajes são informais: roupas leves, bermudas, shorts e maiôs, tendo o cuidado de vestir camiseta ou saída de banho nas áreas internas do navio e usar calçados leves, de preferência com solado de borracha. Para o jantar, recomenda-se aos cavalheiros o uso de paletó e gravata e às senhoras o esporte fino ou vestidos apropriados para a noite, não sendo permitido bermudas, chinelos, mini-saias, etc.

Noite do Comandante/Gala:

A Noite do Comandante é um evento especial, realizado em todos os cruzeiros e publicado no programa do dia a disposição nas cabines. Nesta noite recomenda-se o traje de “gala”; o uso de terno escuro e gravata para os senhores e social para as senhoras.

Bagagem: Sugerimos aos hóspedes que não levem bagagem em excesso, para que possam ser bem acomodadas nas cabines e transportadas no interior do navio.

O limite máximo de bagagem no Navio é de 90 kg (noventa quilos) distribuídos em até 3 malas, sendo que será permitido apenas 1 bagagem de mão por pessoa com até no máximo as seguintes medidas 55x35x25 cm. Todas as bagagens deverão estar devidamente etiquetadas.

A MSC não se responsabiliza por bagagem danificada por ter sido despachada com peso acima do suportado pela mala. O hóspede com trecho aéreo deverá respeitar as normas das companhias aéreas (o limite médio é de aproximadamente 20 [vinte] kg).

As malas são embarcadas e desembarcadas por terceiros autorizados da concessionária portuária, sendo que a MSC não se responsabiliza por danos causados durante o manuseio.

Somente as malas são consideradas como bagagens que podem ser despachadas.

Esclarecemos que bolsas, sacolas, carrinhos de bebê e quaisquer outros itens pessoais ou frágeis devem ser transportados pelos hóspedes, como bagagem de mão.  

Conforme normas internacionais de segurança é proibido o embarque com utensílios cortantes, armas, entorpecentes, alimentos e bebidas e todo e qualquer material/objeto que possa oferecer risco à saúde e segurança aos Hóspedes e ao meio ambiente. Caso o Hóspede traga consigo um dos materiais/objetos acima citados, esses serão obrigados a se desfazer dos mesmos no terminal antes do embarque, sendo que a MSC não se responsabiliza pela custódia desses itens.

A bagagem deverá portar a etiqueta de identificação da MSC Cruzeiros, mencionando o nome do hóspede, porto de origem, data do cruzeiro, navio e o número da cabine. Toda bagagem, inclusive a bagagem de mão estará sujeita a fiscalização.

As etiquetas da MSC Cruzeiros serão enviadas juntamente com o voucher e as malas devem estar devidamente lacradas com cadeado de segurança.  A MSC não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio que possa ocorrer antes do início ou após o término do cruzeiro. Sugerimos ao hóspede que adquira um seguro junto ao seu agente de viagens. Nos cruzeiros pela América do Sul, o hóspede que for diretamente ao porto deverá entregar suas malas ao setor de bagagens. A bagagem seguirá diretamente para a cabine. Por questões de segurança, as bagagens são submetidas ao raio-x e ao scanner do navio. Se houver necessidade os seguranças do navio podem solicitar a presença do hóspede para esclarecimentos sobre possíveis objetos que ofereçam risco à segurança de seus hóspedes.

Bagagem de mão:

Objetos considerados frágeis, pessoais e de valor (jóias, perfume, dinheiro, máquina fotográfica, filmadora, notebooks, carrinhos de bebê, etc.) devem ser transportados somente na bagagem de mão, pelo próprio hóspede, pois a MSC Cruzeiros não se responsabiliza por danos e extravio de tais objetos.

Animais domésticos:

Não são permitidos a bordo animais de qualquer espécie.

Gestantes podem fazer um cruzeiro?

A MSC Cruzeiros não pode aceitar a reserva, nem permitir o embarque de nenhuma hóspede que estará com 23 SEMANAS ou mais de gestação até o final do cruzeiro.  Assim, a Hóspede gestante deverá apresentar no momento do embarque um atestado médico confirmando seu estágio de gestação. Na falta do atestado, a empresa reserva-se expressamente o direito de recusar o embarque a qualquer Hóspede que aparentemente esteja em estado avançado de gestação e não terá nenhuma responsabilidade em relação a essa recusa

 

DOCUMENTAÇÃO

Viagens dentro do território brasileiro:

Brasileiros: - Hóspedes brasileiros deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte (válido até o término da viagem), RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação.

Estrangeiros: - Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade) ou RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros). Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil deverão embarcar com passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deve procurar diretamente o Consulado brasileiro no seu país de origem ou entrar em contato com órgãos do Itamaraty.

Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

Viagens para países integrantes do Mercosul:

Brasileiros: - Hóspedes brasileiros deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade) ou RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados). Sugerimos que os documentos sem data de validade tenham menos de 10 anos desde a sua emissão e estejam em bom estado de conservação. Recomendamos levar ambos os documentos, pois em caso de dúvida quanto à identidade do portador a autoridade fiscalizadora poderá requisitar outro documento (RG ou Passaporte) que permita sanar a dúvida. Não será permitido o embarque de hóspedes portando CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional.

Estrangeiros: - Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com os seguintes documentos originais: passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Não será permitido o embarque somente com o RNE sem o passaporte. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados. - Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil, deverão embarcar com o passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados.

Nos cruzeiros internacionais para países integrantes do Mercosul, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque. Desse modo, recomenda-se o embarque com dois documentos de identidade originais válidos em território estrangeiro, para eventual necessidade de utilização em território estrangeiro, por ocasião das escalas. Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

Viagens Internacionais de Travessias Atlânticas:

Brasileiros: - Hóspedes brasileiros deverão embarcar com o passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade). Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com os consulados dos países a serem visitados. Nos cruzeiros internacionais, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque.

Estrangeiros: - Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com os seguintes documentos originais: passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com consulados dos países a serem visitados. - Hóspedes estrangeiros, não residentes no Brasil, deverão embarcar com o passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com consulado do país a ser visitado. Nos cruzeiros de travessias transatlânticas, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque. Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

Importante: Os hóspedes deverão apresentar no momento do check-in, o bilhete aéreo de retorno ao seu país de origem.

Viagens para Menores de 18 anos:

Viagens dentro do território brasileiro

Documentos originais: passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade), RG ou Certidão de Nascimento original.

Menores de 18 anos desacompanhados de ambos os pais  ou responsável deverão também apresentar obrigatoriamente autorização para viajar e se hospedar a bordo do navio (conforme modelo disponível no site) por escrito do pai e/ou da mãe com firma reconhecida em cartório.

Viagens para países integrantes do Mercosul:

Documentos originais: passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade) ou RG. Sugerimos que os documentos tenham menos de 10 anos de validade e estejam em bom estado de conservação. Não será permitido o embarque de hóspedes (mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento.

Viagens Internacionais (Mediterrâneo, Norte da Europa, Caribe, América do Norte, Sul da África, Golfo Árabe e Travessias Atlânticas):

– Documento original: passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade). Não será permitido o embarque de hóspedes (mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento. Além dos documentos acima, menores desacompanhados durante viagens internacionais (Mercosul, Mediterrâneo, Norte da Europa, Caribe e Travessias Atlânticas) deverão observar os procedimentos abaixo:

- desacompanhados de ambos os pais ou responsável e em companhia de terceiros maiores e capazes: devem apresentar a Autorização para viajar e se hospedar a bordo do navio, assinada por ambos os genitores, com firma reconhecida em cartório em duas vias, conforme modelo disponível no site;

- viajando com apenas um dos genitores: devem apresentar a Autorização do genitor ausente, com firma reconhecida em cartório em duas vias;

- em caso de falecimento de um dos genitores: devem apresentar o Atestado de Óbito original.

Nota Importante:

- Menores de idade viajando apenas com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no embarque o RG ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante.

- Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados. - Não será aceito embarque com boletim de ocorrência em caso de extravio ou roubo de documentos.

- Sugerimos que os responsáveis por menores com menos de 1(um) ano de idade submetam os mesmos a consulta médica para atestar as condições de saúde para realizar o cruzeiro, bem como  apresentem no momento do check-in,  atestado  médico confirmando o bom estado para viajar

- No caso de viagens ao exterior, consulte o site da Receita Federal para informações sobre os bens e valores permitidos trazer no retorno ao Brasil.

 

O QUE VESTIR EM UM CRUZEIRO

Viajar com a MSC Cruzeiros é um mistura de momentos relaxantes, festas, jantares, atividades esportivas e excursões. Então, quando for arrumar sua mala, garanta as roupas apropriadas para cada ocasião.

Roupas informais são recomendadas para a vida a bordo e para as excursões.For informal evenings, we recommend summery dresses for women and a lightweight jacket for men.

Para a noite de gala, as roupas devem ser mais formais. Nós sugerimos terno e gravata para os homens, e um vestido longo para as mulheres.

Nós oferecemos festas durante o dia e a noite, então traga suas melhores roupas dos anos 60 e 70, para que você possa voltar no tempo na festa Flower Glory, levar roupas brancas para a festa do Branco, e não esqueça algo verde, branco e vermelho para celebrar no verdadeiro estilo italiano durante o MSC Little Italy.

Para os amantes de esportes, roupas adequadas são recomendadas principalmente quando você usar nossa academia e for a aulas de dança e yoga, nos navios em que estiverem disponíveis.

Nós também recomendamos que você traga um casaco para lhe ajudar nas mudanças de temperatura entre o ar condicionado e o interior do navio.

Para excursões que visitam locais religiosos, roupas apropriadas devem ser usadas (joelhos e cotovelos cobertos, sem decotes).

 

PAGAMENTOS DE DESPESAS A BORDO

Serão aceitos os seguintes cartões de crédito internacional: Visa, Mastercard, JCB, Diners ou American Express (cartões de crédito com números ilegíveis ou danificados, não serão aceitos). Cheques pessoais e cartões eletrônicos (débito) não serão aceitos a bordo. No cassino, o hóspede deverá comprar as fichas em espécie (dólar).

No ato do check-in, será solicitado ao banco emissor do cartão uma pré-autorização de débito no valor mínimo de US$250.00 (duzentos e cinquenta dólares americanos) em caso de cruzeiros no Caribe e América do Sul e € 250,00 (duzentos e cinquenta euros), em caso de cruzeiros no Mediterrâneo e Norte da Europa, somente para estimar a validade do cartão e ter a primeira cobertura. Se, durante o cruzeiro, a despesa do hóspede exceder este valor, será solicitada uma nova pré-autorização. No final do cruzeiro, o hóspede verifica a fatura e se estiver correta, a MSC debitará o valor da fatura no cartão de crédito. Por questões internas da administradora do cartão, o valor da pré-autorização de débito pode ficar bloqueado por volta de uma semana após o desembarque. Caso o hóspede não possua o cartão de crédito internacional, será solicitado um depósito mínimo, em espécie, de garantia no valor de US$ 200.00 (duzentos dólares) individualmente e US$ 300.00 (trezentos dólares) para família na mesma cabine, para cruzeiros no Caribe e América do Sul.  Se durante o cruzeiro, o valor for ultrapassado, então, será solicitado ao hóspede um novo depósito para saldar a conta e aumentar o crédito. O valor não utilizado será reembolsado no final do cruzeiro.  Para cruzeiros no Mediterrâneo e Norte da Europa o depósito mínimo, em espécie, será no valor de € 150.00 (cento e cinquenta euros) individualmente e € 250.00 (duzentos e cinquenta euros) em caso de família hospedada na mesma cabine. Se durante o cruzeiro, o valor for ultrapassado, será solicitado ao hóspede um novo depósito para saldar a conta e aumentar o crédito.  O valor não utilizado será reembolsado no final do cruzeiro.

Verifique junto à administradora do seu cartão de crédito internacional se está habilitado e desbloqueado para compras no exterior, função necessária para gastos a bordo nos cruzeiros nacionais e internacionais.

Atenção: Os valores para depósito em cartão de crédito ou pagamento em moeda estão sujeitos à alteração sem aviso prévio.

Moeda corrente a bordo:

Cruzeiros no Mediterrâneo, no Norte da Europa, no Golfo Árabe e Travessias Atlânticas partindo da Europa: a moeda corrente a bordo é o Euro (€).

Cruzeiros no Caribe, na América do Norte, na América do Sul, no Sul da África e Travessias Atlânticas partindo para a Europa: a moeda corrente a bordo é o Dólar Americano (US$).

Para evitar filas no desembarque, recomendamos que o pagamento das despesas a bordo seja feito com cartão de crédito internacional.   

 

RESPONSABILIDADES DO HÓSPEDE

- É responsabilidade do hóspede tomar todas as vacinas necessárias antes do cruzeiro e estar na posse de todos os vouchers, passagens aéreas em sendo o caso, passaportes válidos, vistos, cartões médicos e quaisquer outros documentos necessários para os portos de escala e desembarques programados. O hóspede ao efetuar a reserva garante que se encontra em boas condições físicas e de saúde para participar do cruzeiro. - A MSC Cruzeiros e/ou o Comandante de qualquer navio da frota MSC, reserva-se o direito de a seu critério absoluto, recusar o embarque ou desembarque em qualquer porto de qualquer hóspede cuja conduta, em sua opinião razoável, possa colocar em risco ou prejudicar o conforto e o prazer das demais pessoas a bordo. - A MSC Cruzeiros não terá nenhuma obrigação para com nenhum hóspede no caso de violação ou não cumprimento pelo hóspede destas disposições, e qualquer hóspede deverá indenizar a MSC Cruzeiros por prejuízos ou danos causados à empresa ou a seus prestadores de serviço em decorrência da referida violação ou não cumprimento. O comportamento do hóspede não deve comprometer a segurança, a tranquilidade e o prazer dos outros hóspedes no cruzeiro. - O hóspede é responsável por danos causados à embarcação, mobília e/ou equipamentos bem como danos pessoais ou prejuízos causados a outros hospedes e terceiros.

Como reservar o turno do restaurante para o jantar?

No ato da reserva, o hóspede deverá informar ao agente/representante tanto sua preferência em relação ao turno do jantar bem como, quando houver interesse, a relação das pessoas com as quais ele gostaria de compartilhar a mesa. Contudo, a MSC Cruzeiros, não garante que o turno escolhido corresponderá ao turno pelo qual o hóspede demonstrou sua predileção, haja vista que, a disposição dos hóspedes obedece à ordem cronológica da compra da cabine.  A confirmação com o número da mesa estará impressa no “Cruise Card” do hóspede.

Qualquer solicitação de alteração de mesa deverá ser feita somente a bordo junto ao Maître e estará sujeita a disponibilidade. O serviço é oferecido em dois turnos e o horário escolhido deve ser rigorosamente cumprido para melhor qualidade do serviço. O horário das refeições estará no Programa do Dia, distribuído diariamente na cabine.

Os hóspedes do MSC Yacht Club (a bordo do MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida e do MSC Fantasia) poderão desfrutar do serviço de Menu 24 horas. Durante todo o dia, os hóspedes poderão deliciar-se com uma ampla variedade de lanches quentes e frios, saladas e queijos, servidos por mordomos no Top Sail Lounge e no The One Pool. Um restaurante inteiramente exclusivo também estará disponível em horários de livre escolha para as suas refeições. Além disso, e com exclusividade para os hóspedes do MSC Yacht Club, o tradicional Chá Inglês será servido diariamente no Top Sail Lounge a partir das 16:30h da tarde e depois também serão servidos os lanches da meia-noite.

Refeições: Os horários das refeições têm como base a localização geográfica e o itinerário do navio e serão informados na Programação Diária.

O café da manhã será servido nos restaurantes do navio, bem como no Buffet.

O café da manhã Continental do Serviço de Quarto será servido nas cabines todas as manhãs, mediante solicitação, exceto no dia do desembarque. Este serviço poderá ser solicitado no balcão de Recepção, como também através do formulário que se encontra disponível no livreto da cabine e que deve ser pendurado na maçaneta da porta. O almoço será servido nos restaurantes, bem como no Buffet.

O jantar será servido nos restaurantes em duas sessões. Reservas para jantar nos restaurantes típicos e a la carte (quando disponível) deverão ser feitas por telefone junto ao Escritório de Informações.

 

Wireless – Serviço de Internet sem fio - “Hot Spot”: (Em todos os navios)

Se você tem o hábito de usar a Internet, terá a oportunidade de navegar pela rede mesmo no cruzeiro, conectando-se com seu notebook ou PDA.

Apenas conecte-se a rede sem fio do navio, disponível em todas as áreas comuns; em todos os navios das classes Fantasia e Musica a conexão sem fio também está disponível em todas as cabines e suítes; em algumas cabines específicas da classe Lirica* você pode se conectar usando um cabo disponível no balcão de informações, seguindo as instruções na página inicial para se registrar. Para acessar os serviços do hotspot basta escolher a quantidade de crédito que você deseja, a qual será cobrada diretamente na sua fatura a bordo. Também é possível alugar um número limitado de notebooks no balcão de informações (apenas nos navios da classe Fantasia). Para os hóspedes do MSC Yacht Club, o serviço está disponível em todos os navios da classe Fantasia sem nenhum custo adicional no balcão do Concierge (neste caso também existe um número limitado de notebooks).

  Acesso à internet via satélite é diferente a bordo. Não é garantida o tempo todo devido a natureza das comunicações por satélite, as quais são sujeitas a interrupções ocasionais devido a padrões meteorológicos e localização.

Acessar email e a internet no meio dos oceanos do mundo é um triunfo de satélites de tecnologia de ponta. Nosso investimento nessa tecnologia se iguala ao de algumas das empresas de maior prestígio no mundo, mesmo assim ela não pode ser tão rápida quanto a sua banda larga de casa. Isso acontece porque a informação é transmitida através de um sinal sem fio para satélites a 22 mil milhas acima da Terra, que então devolve os dados para a conexão. Em casa os dados são enviados através de seu cabo de conexão rápida para uma troca local, bem perto de sua casa. Estamos sempre revendo nosso investimento para assegurar a conexão mais rápida possível e desafiar fiordes, geleiras e outros grandes obstáculos geográficos, para fornecer a você o serviço mais consistente possível.

Detalhes e ofertas disponíveis serão apresentadas no programa diário do navio entregue na cabine.

*O serviço está disponível apenas nas suítes dos decks 10 e 12 no MSC Lirica, MSC Sinfonia, MSC Armonia e apartamentos com varanda e suítes dos decks 9, 10 e 12 no MSC Opera.

 

INTERNET C@FÉ

Seu Cruise Card também permite acesso à internet. No Internet Café você pode ficar conectado com o mundo usando o navegador, assim como você faria em casa.  O serviço é sujeito às taxas exibidas a bordo. O desempenho da internet a bordo do navio não é como as conexões de banda larga em terra. Ela depende de satélites e por isso algumas vezes ela pode ser significantemente mais lenta. Ela também pode ser interrompida por interferências ou más condições meteorológicas.

MEMBROS MSC CLUB

Para aproveitar todo os privilégios reservados aos membros do MSC Club durante um cruzeiro, tudo que você precisa é um MSC CLUB CARD. O cartão deve ser apresentado em suas compras, ou na utilização de qualquer serviço a bordo e que seja aplicado o desconto exclusivo para Membros MSC CLUB. Para mais informações, por favor consulte o MSC CLUB INFO POINT abordo. Após o término do cruzeiro você poderá checar seus pontos do MSC CLUB na página Minha Área MSC solicite pelo fale conosco.

ÁREAS PARA FUMANTES:

De acordo com as práticas habituais, estão reservados locais para fumantes na maioria dos salões públicos. É proibido fumar no auditório, teatro, restaurante, cabine e elevadores.

Restaurantes

Os turnos são baseados na localização geográfica e nos itinerários dos navios e são indicados no diário de bordo. Um Café da Manha é servido nos restaurantes e no Lido Buffet. O Café da Manhã também pode ser servido em sua cabine, mediante pedido, e em todas as manhãs exceto no dia de desembarque. Este serviço pode ser solicitado através do formulário deixado nas cabines pelo camareiro ou entrando em contato com a recepção. O almoço é servido nos restaurantes e no Lido Buffet. A MSC Cruzeiros recentemente introduziu horas mais flexiveis para o serviço de buffet. Agora nossos buffets oferecem refeições 20 horas seguidas por dia, das 6 da manhã até às 2 da madrugada. O jantar é servido nos restaurantes em dois Turnos.

Em complemento ao serviço alternativo de jantar no Buffer, note que a Pizzaria também servirá gratuitamente nos horários: Abertura: 1 hora depois de começar o primeiro turno de jantar. Encerramento 1 hora após começar o 2º turno de jantar. A Pizzeria ficará aberta para o jantar durante noites de gala.
A reserva do Jantar e especialmente dos restaurantes A La Carte (quando disponíveis), deverão ser feitas com o Maitre do Navio e ou garçom.

• A Cozinha autêntica e Atmosfera do "velho-Oeste" estão presentes nos nossos restaurantes Tex-Mex El Sombrero (MSC Fantasia) e Santa Fé (MSC Splendida). • Para uma autêntica noite oriental, os restaurantes asiáticos Fusion Shanghai (MSC Orchestra) e Oriental Plaza (MSC Magnifica) oferecem uma variedade de pratos chineses, japoneses, indonésios, indianos e tailandesas e o Galaxy restaurante (MSC Divina) e Kaitho Sushi Bar (MSC Poesia e MSC Musica) que oferecem grandes especialidades japonesas.

Todos os hóspedes do MSC yacth Clube (abordo do MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia) podem desfrutar de um menu de serviço de quarto 24 horas por dia. Durante todo o dia, eles ofereceram uma vasta escolha de petiscos servidos por nossos mordomos no topo Sail Lounge e na Piscina Exclusiva ( The One Pool). Um restaurante totalmente dedicado também está disponível. Além disso, A MSC Cruzeiros oferece aos hóspedes do MSC Yacht Club, um verdadeiro e tradicional chá inglês que é servido diariamente no Top Sail Lounge a partir das 16:30.

 

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

Todas as noites uma programação detalhada para o dia seguinte será entregue na sua cabine. Esta programação fornecerá informações completas sobre as atividades e recreações que serão apresentadas pela equipe de entretenimento.

ENTRETENIMENTO & FITNESS

Os hóspedes a bordo podem usar a área de atividades físicas e fitness do mais alto padrão. Durante o cruzeiro pode haver diversas atividades como bridge, canastra, tênis de mesa, tênis, voleibol, torneios de shuffleboard ( exceto abordo do MSC Magnífica), jogos na piscina, festivais da canção, caças ao tesouro, quizes, concursos de beleza e muito mais.

A MSC Cruzeiros oferece em todos os navios, uma grande variedade de shows e espetáculos internacionais. Músicos profissionais entretêm os hóspedes em todos os ambientes do navio. ( Por acordo prévio com o diretor do cruzeiro, alguns músicos abordo poderão ser contratados particularmente).

Nosso casino oferece aos hóspedes todas as atrações encontradas nos cassinos pelo mundo, com jogos para testar todas as habilidades. Tente a sorte nos caças niqueis  ou sobre as mesas de blackjack, Roleta e poker.

 Como se divertir no Carnaval:

Os roteiros de Carnaval foram especialmente criados para dar mais opções de diversão aos nossos hóspedes. No cruzeiro para o nordeste o hóspede de uma faixa etária jovem busca muita diversão. Já para aqueles que preferem os tradicionais bailes de Carnaval, o navio que navega na rota do sul terá pernoite em Buenos Aires. Aproveite para curtir a noite portenha.

Cabe ao hóspede verificar se o seu perfil está adequado ao público do navio.   Festas particulares:

Uma pequena festa pode ser organizada (dependendo do tamanho do grupo), desde uma reunião informal de amigos até uma recepção mais sofisticada. Entre em contato com o seu agente/representante para solicitar o pedido do seu evento logo na abertura da reserva (sujeito a confirmação).   O que fazer a bordo?

Você encontrará a bordo muita diversão e lazer, para adultos e crianças, com entretenimento personalizado com atividades durante o dia e a noite, sob a responsabilidade da equipe de animação. No programa do dia, você encontrará informações sobre as atividades diárias de bordo, distribuídos nas cabines todas as noites.

 

BARES E CAFÉ

Nossos hóspedes encontrarão ambientes requintados, não somente nos restaurantes, mas também em nossos bares, que podem ser considerados uma "viagem dentro de uma viagem". A bebida oferecida bordo da frota MSC Cruzeiros é fruto de uma seleção criteriosa e de um trabalho duro por uma equipe de especialistas e apaixonados pelo seu trabalho, tudo isso para oferecer aos nossos clientes uma experiência única e drinks inesquecíveis: • Bares, onde os hóspedes poderão desfrutar da atmosfera de um autêntico café italiano. • Cigar Room - Charutaria, oferecendo uma variedade de charutos finos e que supreenderão até o mais sofisticado conhecedor. • Bares de jazz, criamos ambientes aconchegantes e com uma grande variedade de bebidas "feitas sob medida". • Os Menus de bebidas personalizados também foram preparados para todos os nossos bares e restaurantes e naturalmente, para o MSC Yacht Club.

Para os amantes do vinhos, criamos três listas diferentes: primeiro, uma selecção de 100 vinhos para os nossos restaurantes, concebidos para satisfazer as exigências da nossa clientela internacional; em segundo lugar, uma lista de vinhos compreendendo 90 rótulos italianos altamente característicos; e em terceiro lugar, uma selecção exclusiva para o MSC Yacht Club.

Todos os alimentos, bebidas e serviços relacionados não inclusos no preço do cruzeiro, serão pagos no final do cruzeiro. Uma taxa de serviço de 15% será adicionada e detalhada na conta final. Não é necessária nenhuma gorjeta em nossos bares e restaurantes.

 

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

No Centro Infantil, diversas atividades são oferecidas para os maiores de três anos. A programação é impressa diariamente e disponibilizada no Miniclube. O entretenimento para crianças e adolescentes será organizado em três faixas etárias: – Miniclube: para crianças de 3 a 6 anos; – Junior's Club: para crianças de 7 a 11 anos; – Clube para Adolescentes: para hóspedes maiores de 13 anos. Todas as atividades de entretenimento são elaboradas por nossos recreadores e realizadas em diversos idiomas, para satisfazer as necessidades de todos e não se restringem ao Mini clube; se os pais estiverem em terra ou envolvidos em outras atividades, o Mini clube permanece aberto, proporcionando uma maior tranqüilidade aos hóspedes. Os recreadores também levarão as crianças ao Buffet ou ao restaurante do navio para as refeições com a possibilidade de escolha pelo Menu Infantil. Lembramos que os recreadores não são formados para atender crianças com necessidades especiais e pedimos o acompanhamento de adulto responsável pela criança durante sua permanência no centro infantil. Idiomas a bordo: A tripulação dos navios MSC é internacional e está habituada em ter contato com diversas nacionalidades e idiomas. Nos cruzeiros pela América do Sul os navios dispõem também de tripulantes brasileiros para melhor atendê-lo. A tripulação estará a sua disposição para auxiliá-lo sempre que necessário.

EXCURSÕES

Preciso de informações e gostaria de reservar as excursões nos portos visitados, como devo proceder? Os passeios programados nos diversos portos de escala são opcionais e os seus preços não estão incluídos na tarifa do cruzeiro. As excursões foram selecionadas por profissionais especializados e independentes em cada porto, visando oferecer o melhor programa em função do tempo disponível em cada escala. Existem três maneiras de reservar o seu passeio; -  (1) através do seu agente de viagens antes do seu cruzeiro, basta você solicitar a lista de passeios disponíveis para seu cruzeiro e garanta sua vaga.  - (2) Você pode agendar diretamente a bordo do Navio no Escritório de Excursões, conhecido como “Shore Excursions”, onde os nossos profissionais poderão além de agendar a sua excursão e passeio, ainda oferecer informações sobre os portos visitados, tais como, local onde você irá desembarcar, distância para o centro da cidade, praias mais próximas, meios de locomoção disponíveis e qualquer outra informação que você necessite para programar o seu dia nos portos visitados.  - (3) Caso o escritório de excursões esteja fechado, você poderá preencher o formulário disponível em sua cabine ou no balcão de excursões  e depositar na urna disponível no mesmo balcão. Você irá receber os bilhetes de excursão na sua cabine na noite anterior ao passeio, onde constará o local a bordo do navio e o horário de encontro para a saída da sua excursão. (Aconselhamos sempre chegar 10 minutos antes do horário marcado). Em todos os cruzeiros, haverá uma apresentação dos nossos especialistas em portos sobre os destinos visitados e passeios oferecidos que estará listado no seu programa de bordo como “Informações dos portos e excursões” onde você também poderá obter informações dos portos e dos passeios. Lembrando que recomendamos roupas leves e calçados confortáveis e mais resistentes, durante as excursões, além de boné ou qualquer proteção contra o sol. Para os passeios com destino à praia, a equipe do Departamento de Excursões distribuirá toalhas apropriadas durante a saída do seu passeio para todos os hóspedes em excursão. Comprei excursão antecipada, como devo proceder?

O hóspede irá receber os bilhetes oficiais da excursão na sua cabine no dia de embarque, e esse é o bilhete que deverá ser apresentado na porta do ônibus para realizar a excursão. Em caso de compras de excursões para grupos, o líder do grupo devera se dirigir no dia do embarque ao departamento de excursões a bordo do navio para receber instruções sobre entrega dos bilhetes para seu grupo, locais e horários de encontro para as saídas das excursões.

Posso cancelar a minha excursão?

O Cancelamento de excursões segue a mesma política de cancelamento vigente para o cruzeiro. Não será aceito o cancelamento de excursões por arrependimento da compra.  Após o pagamento, qualquer pedido de alteração ou substituição de excursões somente poderá ser solicitado a bordo do navio com o Departamento de Excursões e estará sujeita à disponibilidade. A diferença será debitada ou creditada, conforme o valor seja superior ou inferior, na fatura do Hóspede descontada a multa de 15% (quinze por cento) sobre o valor em dólares da excursão substituída. Observação: A(s) excursão(ões) adquirida(s) a bordo do navio não será reembolsada. Somente em caso de doença, mediante apresentação de atestado médico emitido pelo médico de bordo. O atestado será válido somente para o hóspede descrito. O que acontece se comprar uma excursão antecipada e ela for cancelada por forca maior?

As excursão(ões) adquirida(s) através da Agência de Viagens/Representante de Viagens, o reembolso da eventual diferença na troca de passeio ou o reembolso do valor integral deverá ser solicitado após o desembarque no prazo de 04 (quatro) dias úteis. Não serão aceitos pedidos de devolução a bordo do navio. No caso em que ocorra o cancelamento de uma excursão, o hóspede receberá a bordo do navio uma carta que deverá ser enviada pelo seu agente de viagens em no máximo 04 (quatro) dias úteis após o desembarque para shorex@msccruzeiros.com.br informando os dados bancários, nome completo, e número de CPF do hóspede a ser reembolsado. Os reembolsos de excursões compradas antecipadamente (antes do embarque) e canceladas por qualquer motivo que seja somente serão reembolsadas diretamente na conta bancária do hóspede (mesmo em caso de grupos). Em hipótese nenhuma o reembolso ocorrerá em conta bancária outra que não seja do hóspede/pagante e após a confirmação do cancelamento da excursão o reembolso será efetuado no prazo de 04 (quatro) dias úteis.

Todos os hóspedes da MSC Yacht Clube (abordo MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia) podem, simplesmente entrar em contato com o seu concierge e desfrutar de excursões terrestres personalizadas, em limusines com chauffeur ou Aluguel de carro e micro-ônibus. (reservas, disponibilidade e preços mediante pedido).

 

TAXA DE SERVIÇO

TAXAS APLICADAS PARA A TEMPORADA 13/14

A taxa de serviço tem o propósito de manter o mais alto padrão de qualidade na prestação de serviço aos hóspedes. 

      Cruzeiros internacionais: 
      Todos os serviços inclusos nos cruzeiros internacionais oferecidos a bordo para os hóspedes
      MSC estão sujeitos à taxa que será acrescida à fatura cobrada somente no final do cruzeiro, de acordo com o número de noites em que o serviço foi fornecido: 

      Cruzeiros no Mediterrâneo, Ilhas Canárias e Marrocos, Norte da Europa, Antilhas e Dubai, os Emirados e Oman: 
      Com duração igual ou inferior a 9 dias – 8 noites : € 7.00 (sete euros) por noite/por adulto; 
      Com duração igual ou superior a 10 dias – 9 noites: € 6.00 (seis euros) por noite/por adulto; 
      Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 14 anos. Hóspedes entre 14 a 17 anos de
      idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

      Travessias de e para Antilhas:
      € 6.00 (sete euros) por noite/por adulto;  
      Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 14 anos. Hóspedes entre 14 a 17 anos de
      idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos. 
  
      Cruzeiros no Caribe e América do Norte: 
      US$ 12.00 (doze dólares) por noite/por adulto; 
      Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 03 anos. Hóspedes entre 03 a 17 anos de idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.
 
      Cruzeiros no Sul da África: 
      US$ 6.00 (seis dólares) por noite/por adulto; 
      Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 03 anos. Hóspedes entre 03 a 17 anos de idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.
 
      Cruzeiros de Travessias Caribe e América do Norte: 
      Para o Caribe e América do Norte: € 6.00 (seis euros) por noite/por adulto; 
      Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 14 anos. Hóspedes entre 14 a 17 anos de  idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos. 
      Partindo do Caribe e América do Norte: US$ 12.00 (doze dólares) por noite/por adulto; 
      Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 03 anos. Hóspedes entre 03 a 17 anos de  idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos. 
  
       
      Cruzeiros de Travessias Sul da África: 
      Para o Sul da África: € 6.00 (seis euros) por noite/por adulto; 
      Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 14 anos. Hóspedes entre 14 a 17 anos de  idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos. 
      Partindo do Sul da África: US$ 6.00 (seis dólares) por noite/por adulto; 
      Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 03 anos. Hóspedes entre 03 a 17 anos de  idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.
 
      Cruzeiros de Travessias Atlânticas América do Sul: 
      Para a América do Sul: € 6.00 (seis euros) por noite/por adulto; 
      Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 14 anos. Hóspedes entre 14 a 17 anos de  idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos. 
      Partindo da América do Sul: US$ 9.00 (nove dólares) por noite/por adulto; 
      Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 03 anos. Hóspedes entre 03 a 17 anos de idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos. 
      Caso o hóspede não esteja satisfeito com os serviços prestados durante o cruzeiro
      Internacional, poderá solicitar o cancelamento da taxa de serviço, contatando o Guest Relation
      Manager que estará a bordo. Válido para cruzeiros internacionais, com exceção dos cruzeiros
      realizados na América do Sul.
 
      Cruzeiros na América do Sul: 
      Nos cruzeiros realizados na América do Sul as taxas de serviços deverão ser pagas previamente na compra do cruzeiro: 
      US$ 9,00 (nove dólares) por noite/por adulto; 
      US$ 4,50 (quatro dólares e cinquenta centavos) por noite/por criança até 12 anos incompletos.

Uma taxa de 15% de Serviço de Bar é acrescida automaticamente a todas suas compras em Bares e Restaurantes.

TAXAS APLICADAS PARA A TEMPORADA TEMPORADA 14/15

A taxa de serviço tem o propósito de manter o mais alto padrão de qualidade na prestação de serviço aos hóspedes.

Todos os serviços inclusos nos cruzeiros oferecidos a bordo para os hóspedes MSC estão sujeitos à taxa. Em cruzeiros internacionais, a taxa será acrescida à fatura cobrada somente no final do cruzeiro, de acordo com o número de noites em que o serviço foi fornecido:

Cruzeiros pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Ilhas Canárias e Marrocos, Antilhas e Emirados Árabes Unidos:

(i) € 8,50 (oito euros e cinquenta centavos) por noite/por hóspede acima de 14 anos;

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

Hóspedes entre 03 a 14 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros pelo Caribe :

(i) US$ 12.00 (doze dólares) por noite/por adulto;

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(iii) Hóspedes entre 03 a 18 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros pelo Sul da África:

(i) US$ 6.00 (seis dólares) por noite/por adulto;

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos

(iii) Hóspedes entre 03 a 18 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros de Grand Voyages Caribe:

(i) para o Caribe :€ 8.50 (oito euros e cinquenta centavos) por noite/por hóspede acima de 14 anos.

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(iii) Hóspedes entre 03 a 14 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

(iv) partindo do Caribe: US$ 12.00 (doze dólares) por noite/por adulto;

(v) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(vi) Hóspedes entre 03 a 18 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros de Grand Voyages Emirados Árabes Unidos:

(i) para Emirados Árabes Unidos: € 8.50 (oito euros e cinquenta centavos) por noite/por hóspede acima de 14 anos.

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(iii) Hóspedes entre 03 a 14 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

(iv) partindo dos Emirados Árabe Unidos para a Austrália: US$ 10.00 (dez dólares) por noite/por hóspede acima de 14 anos.

(v) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(vi) Hóspedes entre 03 a 14 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros de Grand Voyages Sul da África:

(i) para o Sul da África: € 8.50 (oito euros e cinquenta centavos) por noite/por hóspede acima de 14 anos.

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(iii) Hóspedes entre 03 a 14 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

(iv) partindo do Sul da África: US$ 6.00 (seis dólares) por noite/por adulto;

(v) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(vi) Hóspedes entre 03 a 18 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros de Grand Voyages entre Caribe e América do Sul:

Nos cruzeiros de Grand Voyages realizados entre Caribe e América do Sul as taxas de serviços deverão ser pagas previamente na compra do cruzeiro:

(i) para a América do Sul: US$ 12.00 (doze dólares) por noite/por adulto e USD 6.00 (seis dólares) por noite/por criança até 12 anos incompletos. Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(ii) partindo da América do Sul: US$ 10.50 (dez dólares e cinquenta centavos) por noite/por adulto e US$ 5.25 (cinco dólares e vinte e cinco centavos) por noite/por criança até 12 anos incompletos. Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

Cruzeiros de Grand Voyages América do Sul:

Nos cruzeiros de Grand Voyages América do Sul as taxas de serviços deverão ser pagas previamente na compra do cruzeiro:

(i) para a América do Sul: US$ 10.50 (dez dólares e cinquenta centavos) por noite/por adulto e US$ 5.25 (cinco dólares e vinte e cinco centavos) por noite/por criança até12 anos incompletos. Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(ii) partindo da América do Sul: US$ 10.50 (dez dólares e cinquenta centavos) por noite/por adulto e USD 5.25 (cinco dólares e vinte e cinco centavos) por noite/por criança até 12 anos incompletos. Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

Cruzeiros na América do Sul:

Nos cruzeiros realizados na América do Sul as taxas de serviços deverão ser pagas previamente na compra do cruzeiro:

(i) US$ 10.50 (dez dólares e cinquenta centavos) por noite/por adulto;

(ii) US$ 5.25 (cinco dólares e vinte e cinco centavos) por noite/por criança até 12 anos incompletos.

(iii) Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

Todas as despesas com serviços opcionais efetuadas nos bares, cafés e restaurantes devem ser pagas ao final do cruzeiro. Uma taxa de serviço de bar de 15% será incluída na conta.

 

 
 
 
 
 
 
 

OUTROS SERVIÇOS

Na cabine tem ar condicionado?
Os navios têm um sistema central de ar condicionado, que permite aos hóspedes desfrutar de uma temperatura agradável durante todo o cruzeiro. Pede-se aos hóspedes que tenham cuidado ao entrar nos ambientes com ar condicionado para evitar danos à saúde, sobretudo após estarem expostos ao sol. Nas cabines também há um controle de temperatura do ar-condicionado de fácil manuseio.


Quais os serviços de cabine?

– Café da manhã, servido todos os dias, livre de taxa, exceto na manhã da chegada do navio ao seu destino final (check-out). Deverá ser solicitado com antecedência, na noite anterior, preenchendo o pedido que está na cabine e colocando-o na maçaneta da porta da cabine do lado de fora.
– Serviço 24 horas, livre de taxa para: cobertores, travesseiros, toalhas e etc.
– Serviço de quarto (Room Service): para o serviço de lanche será cobrada uma taxa em dólar, consultar o valor no cardápio que se encontra na cabine. Para serviços de bebidas na cabine serão aplicados os preços da lista de bar (Bar List). Um Mini bar com bebidas está disponível na cabine, consulte os preços a bordo.
- Serviço despertador disponível 24 horas.

 
Há elevador?

Existem elevadores à disposição dos hóspedes a bordo dos navios. O comandante pode decidir desligar temporariamente os elevadores por exigência climática ou por razões de segurança. Nestes casos, solicitamos aos hóspedes que utilizem as escadas. Caso tenham algum problema em subir ou descer, favor avisar o Escritório de Informações.

 
Como funciona o serviço de lavanderia?

Oferecemos um amplo serviço de lavanderia personalizado. Na sua cabine, estará disponível um saco de lavanderia, uma lista de preços e uma nota de serviço. Em caso de dúvidas para utilizar este serviço consulte o seu camareiro.

 
Como posso me comunicar a bordo? A cabine tem telefone?

Você pode receber e fazer chamada do navio, usando o telefone da cabine. Para ligações feitas a partir do navio, basta chamar a Estação de Rádio e informar o número desejado para completar a ligação. Para receber ligações, o hóspede pode solicitar os números de telefone do navio à Recepção ou ao Escritório de Informações. Lembramos que as ligações realizadas a partir do navio são feitas via satélite e cobradas em US$ ou Euros, conforme o cruzeiro. As tarifas destes serviços estão à disposição na Estação de Rádio. Obedecendo às normas internacionais, a Estação de Rádio permanecerá fechada quando o navio estiver no porto. Os horários de funcionamento da Estação de Rádio estão disponíveis no Programa do Dia.

 
Serviço de fax:

A bordo dos navios da MSC é possível enviar e receber mensagens de fax durante o cruzeiro, desde que este indique o nome do hóspede e o número da cabine. Utilize o formulário especial de fax do Escritório de Informações e deixe-o para transmissão. Consulte valor a bordo.

 
Correio:

A correspondência deve ser entregue no Escritório de Informação a bordo, que fornecerá os selos necessários e a encaminhará ao nosso representante local para postagem (o custo de postagem será cobrado do hóspede).

 
Serviço GSM:

A tecnologia inovadora ON-WAVES está disponível na maioria de nossos navios! Um serviço de roaming GSM estará ativo na permanência do navio em águas internacionais, permitindo o envio e recebimento de ligações e SMSs. Os Custos das chamadas são determinados pelo próprio provedor contratado. Este custo será cobrado diretamente pelas operadoras.


Os seguintes serviços são cobrados como extras: fotógrafo, casino, jogos de vídeo, cinema 4D (MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida, MSC Fantasia e MSC Magnifica) e o simulador de F1 (somente nos navios MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia), o Simulador de Golfe (apenas no MSC Sinfonia), boliche (apenas nos navios MSC Preziosa, MSC Splendida e MSC Magnifica), estações de internet, cabeleireiro, barbeiro, salão de beleza, banho turco, sauna, massagens e lavandaria.
O Minigolf está disponível gratuitamente abordo do MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Opera, MSC Lirica e MSC Armonia.

DIETAS ESPECIAIS

Nossos navios oferecem dietas especiais, desde que sejam solicitadas no momento da reserva.
A MSC Cruzeiros trabalha em estreita colaboração com a Associazione Italiana Celiachia para fornecer aos nossos hóspedes menus sem glúten, (abordo dos navios MSC Splendida, MSC Fantasia, MSC Magnifica, MSC Musica, MSC Orchestra e MSC Poesia, cruzeiro no Mediterrâneo e no norte da Europa.) No MSC Divina, MSC Lirica, MSC Opera, MSC Sinfonia e MSC Armonia, os hóspedes encontrarão os produtos sem gluten tais como petiscos, biscoitos, croissants,bolos e muffins.


 

 
 

Voltagem

VOLTAGEM

Qual a corrente elétrica usada a bordo?
A tensão a bordo é 110/220 V. Os únicos aparelhos elétricos permitidos nas cabines são barbeadores, secadores de cabelo, carregadores de bateria e computadores. Nenhum tipo de gerador de calor é permitido. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de informações do navio. Por motivo de segurança, não é permitido utilizar ferro de passar roupa na cabine.
A MSC Cruzeiros não assumirá qualquer responsabilidade por danos causados pelos hóspedes a quaisquer aparelhos elétricos. Para evitar o risco de acidente, tire todos os aparelhos da tomada antes de deixar a cabine. Se o camareiro da sua cabine encontrar aparelhos elétricos ligados em sua ausência, eles serão desligados.
Não são permitidos a bordo, nenhum equipamento gerador de calor como chaleiras elétricas, cobertor elétrico, etc.)

O Escritório de Informações tem adaptadores de tomada à disposição dos hóspedes para utilização de aparelhos elétricos que também podem ser fornecidos através do serviço de quarto (Room Service). Favor confirmar com o camareiro a voltagem de cada tomada.

 
Valores

VALORES

Existem cofres a bordo?

Todas as cabines possuem cofres digitais que são de uso gratuito aos hóspedes. A MSC não assume qualquer responsabilidade por dinheiro, jóias, documentos, celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, notebooks ou outro objeto de valor que permaneçam na cabine.

 
Moeda e Pagamentos

MOEDA CORRENTE A BORDO

Cruzeiros no Mediterrâneo, no Norte da Europa, Emirados Árabes, Ilhas Canárias e Travessias Atlânticas partindo da Europa: a moeda corrente a bordo é o Euro (€).
Cruzeiros no Caribe, na América do Norte, na América do Sul, no Sul da África e Travessias Atlânticas indo para a Europa: a moeda corrente a bordo é o Dólar Americano (US$).
Para evitar filas no desembarque, recomendamos que o pagamento das despesas a bordo seja feito com cartão de crédito internacional.
 
 
Moeda e Pagamentos

PAGAMENTO DE DESPESAS A BORDO

Na noite anterior ao desembarque, será enviado à cabine um extrato com todas as despesas discriminadas, caso haja alguma divergência, favor dirigir-se ao Escritório de Contabilidade. Caso o hóspede tenha feito depósito em cartão de crédito internacional e o extrato estiver correto, por favor, assinar e entregar no Escritório de Informações. Para os hóspedes que efetuaram depósito em espécie (dólar americano), ao receberem o extrato, devem dirigir-se ao Escritório de Contabilidade, para o acerto da conta. Após o recebimento do extrato, na última noite a bordo, todas as despesas deverão ser pagas em espécie (dólar).
 
Visitantes

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA A BORDO

Devo participar do Exercício Geral de Emergência?

Segundo normas Internacionais de Segurança no Mar, o exercício geral de salvamento e abandono do navio é obrigatório para todos os hóspedes. Ao toque de alarme (7 sons curtos de sirene e um prolongado em seguida) todos os hóspedes deverão colocar o colete salva-vidas e se dirigirem aos respectivos pontos de reunião seguindo os letreiros luminosos em vermelho. Os pais devem certificar-se de que em sua cabine há o colete salva-vidas para crianças, caso contrário este deve ser solicitado ao camareiro. Solicitamos a todos os hóspedes que leiam com atenção as instruções de emergência que estão colocadas atrás da porta da cabine.

 
Coletes salva-vidas?

Estão à disposição dos hóspedes no armário da cabine. Os mesmos estão equipados com luzes (que se ativam ao contato com a água) e com um apito.

 

Wireless – Serviço de Internet sem fio - “Hot Spot”: (Em todos os navios)

Se você tem o hábito de usar a Internet, terá a oportunidade de navegar pela rede mesmo no cruzeiro, conectando-se com seu notebook ou PDA.

Apenas conecte-se a rede sem fio do navio, disponível em todas as áreas comuns; em todos os navios das classes Fantasia e Musica a conexão sem fio também está disponível em todas as cabines e suítes; em algumas cabines específicas da classe Lirica* você pode se conectar usando um cabo disponível no balcão de informações, seguindo as instruções na página inicial para se registrar. Para acessar os serviços do hotspot basta escolher a quantidade de crédito que você deseja, a qual será cobrada diretamente na sua fatura a bordo. Também é possível alugar um número limitado de notebooks no balcão de informações (apenas nos navios da classe Fantasia). Para os hóspedes do MSC Yacht Club, o serviço está disponível em todos os navios da classe Fantasia sem nenhum custo adicional no balcão do Concierge (neste caso também existe um número limitado de notebooks).

  Acesso à internet via satélite é diferente a bordo. Não é garantida o tempo todo devido a natureza das comunicações por satélite, as quais são sujeitas a interrupções ocasionais devido a padrões meteorológicos e localização.

Acessar email e a internet no meio dos oceanos do mundo é um triunfo de satélites de tecnologia de ponta. Nosso investimento nessa tecnologia se iguala ao de algumas das empresas de maior prestígio no mundo, mesmo assim ela não pode ser tão rápida quanto a sua banda larga de casa. Isso acontece porque a informação é transmitida através de um sinal sem fio para satélites a 22 mil milhas acima da Terra, que então devolve os dados para a conexão. Em casa os dados são enviados através de seu cabo de conexão rápida para uma troca local, bem perto de sua casa. Estamos sempre revendo nosso investimento para assegurar a conexão mais rápida possível e desafiar fiordes, geleiras e outros grandes obstáculos geográficos, para fornecer a você o serviço mais consistente possível.

Detalhes e ofertas disponíveis serão apresentadas no programa diário do navio entregue na cabine.

*O serviço está disponível apenas nas suítes dos decks 10 e 12 no MSC Lirica, MSC Sinfonia, MSC Armonia e apartamentos com varanda e suítes dos decks 9, 10 e 12 no MSC Opera.

 

INTERNET C@FÉ

Seu Cruise Card também permite acesso à internet. No Internet Café você pode ficar conectado com o mundo usando o navegador, assim como você faria em casa.  O serviço é sujeito às taxas exibidas a bordo. O desempenho da internet a bordo do navio não é como as conexões de banda larga em terra. Ela depende de satélites e por isso algumas vezes ela pode ser significantemente mais lenta. Ela também pode ser interrompida por interferências ou más condições meteorológicas.

 

MEMBROS MSC CLUB

Para aproveitar todo os privilégios reservados aos membros do MSC Club durante um cruzeiro, tudo que você precisa é um MSC CLUB CARD. O cartão deve ser apresentado em suas compras, ou na utilização de qualquer serviço a bordo e que seja aplicado o desconto exclusivo para Membros MSC CLUB. Para mais informações, por favor consulte o MSC CLUB INFO POINT abordo. Após o término do cruzeiro você poderá checar seus pontos do MSC CLUB na página Minha Área MSC em nosso website: www.msccruzeiros.com.br

ÁREAS PARA FUMANTES:

De acordo com as práticas habituais, estão reservados locais para fumantes na maioria dos salões públicos. É proibido fumar no auditório, teatro, restaurante, cabine e elevadores.

Restaurantes

Os turnos são baseados na localização geográfica e nos itinerários dos navios e são indicados no diário de bordo. Um Café da Manha é servido nos restaurantes e no Lido Buffet. O Café da Manhã também pode ser servido em sua cabine, mediante pedido, e em todas as manhãs exceto no dia de desembarque. Este serviço pode ser solicitado através do formulário deixado nas cabines pelo camareiro ou entrando em contato com a recepção. O almoço é servido nos restaurantes e no Lido Buffet. A MSC Cruzeiros recentemente introduziu horas mais flexiveis para o serviço de buffet. Agora nossos buffets oferecem refeições 20 horas seguidas por dia, das 6 da manhã até às 2 da madrugada. O jantar é servido nos restaurantes em dois Turnos.

Em complemento ao serviço alternativo de jantar no Buffer, note que a Pizzaria também servirá gratuitamente nos horários: Abertura: 1 hora depois de começar o primeiro turno de jantar. Encerramento 1 hora após começar o 2º turno de jantar. A Pizzeria ficará aberta para o jantar durante noites de gala.
A reserva do Jantar e especialmente dos restaurantes A La Carte (quando disponíveis), deverão ser feitas com o Maitre do Navio e ou garçom.

• A Cozinha autêntica e Atmosfera do "velho-Oeste" estão presentes nos nossos restaurantes Tex-Mex El Sombrero (MSC Fantasia) e Santa Fé (MSC Splendida). • Para uma autêntica noite oriental, os restaurantes asiáticos Fusion Shanghai (MSC Orchestra) e Oriental Plaza (MSC Magnifica) oferecem uma variedade de pratos chineses, japoneses, indonésios, indianos e tailandesas e o Galaxy restaurante (MSC Divina) e Kaitho Sushi Bar (MSC Poesia e MSC Musica) que oferecem grandes especialidades japonesas.

Todos os hóspedes do MSC yacth Clube (abordo do MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia) podem desfrutar de um menu de serviço de quarto 24 horas por dia. Durante todo o dia, eles ofereceram uma vasta escolha de petiscos servidos por nossos mordomos no topo Sail Lounge e na Piscina Exclusiva ( The One Pool). Um restaurante totalmente dedicado também está disponível. Além disso, A MSC Cruzeiros oferece aos hóspedes do MSC Yacht Club, um verdadeiro e tradicional chá inglês que é servido diariamente no Top Sail Lounge a partir das 16:30.

 

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

Todas as noites uma programação detalhada para o dia seguinte será entregue na sua cabine. Esta programação fornecerá informações completas sobre as atividades e recreações que serão apresentadas pela equipe de entretenimento.

 

ENTRETENIMENTO & FITNESS

Os hóspedes a bordo podem usar a área de atividades físicas e fitness do mais alto padrão. Durante o cruzeiro pode haver diversas atividades como bridge, canastra, tênis de mesa, tênis, voleibol, torneios de shuffleboard ( exceto abordo do MSC Magnífica), jogos na piscina, festivais da canção, caças ao tesouro, quizes, concursos de beleza e muito mais.

A MSC Cruzeiros oferece em todos os navios, uma grande variedade de shows e espetáculos internacionais. Músicos profissionais entretêm os hóspedes em todos os ambientes do navio. ( Por acordo prévio com o diretor do cruzeiro, alguns músicos abordo poderão ser contratados particularmente).

Nosso casino oferece aos hóspedes todas as atrações encontradas nos cassinos pelo mundo, com jogos para testar todas as habilidades. Tente a sorte nos caças niqueis  ou sobre as mesas de blackjack, Roleta e poker.

 Como se divertir no Carnaval:

Os roteiros de Carnaval foram especialmente criados para dar mais opções de diversão aos nossos hóspedes. No cruzeiro para o nordeste o hóspede de uma faixa etária jovem busca muita diversão. Já para aqueles que preferem os tradicionais bailes de Carnaval, o navio que navega na rota do sul terá pernoite em Buenos Aires. Aproveite para curtir a noite portenha.

Cabe ao hóspede verificar se o seu perfil está adequado ao público do navio.   Festas particulares:

Uma pequena festa pode ser organizada (dependendo do tamanho do grupo), desde uma reunião informal de amigos até uma recepção mais sofisticada. Entre em contato com o seu agente/representante para solicitar o pedido do seu evento logo na abertura da reserva (sujeito a confirmação).   O que fazer a bordo?

Você encontrará a bordo muita diversão e lazer, para adultos e crianças, com entretenimento personalizado com atividades durante o dia e a noite, sob a responsabilidade da equipe de animação. No programa do dia, você encontrará informações sobre as atividades diárias de bordo, distribuídos nas cabines todas as noites.

 

BARES E CAFÉ

Nossos hóspedes encontrarão ambientes requintados, não somente nos restaurantes, mas também em nossos bares, que podem ser considerados uma "viagem dentro de uma viagem". A bebida oferecida bordo da frota MSC Cruzeiros é fruto de uma seleção criteriosa e de um trabalho duro por uma equipe de especialistas e apaixonados pelo seu trabalho, tudo isso para oferecer aos nossos clientes uma experiência única e drinks inesquecíveis: • Bares, onde os hóspedes poderão desfrutar da atmosfera de um autêntico café italiano. • Cigar Room - Charutaria, oferecendo uma variedade de charutos finos e que supreenderão até o mais sofisticado conhecedor. • Bares de jazz, criamos ambientes aconchegantes e com uma grande variedade de bebidas "feitas sob medida". • Os Menus de bebidas personalizados também foram preparados para todos os nossos bares e restaurantes e naturalmente, para o MSC Yacht Club.

Para os amantes do vinhos, criamos três listas diferentes: primeiro, uma selecção de 100 vinhos para os nossos restaurantes, concebidos para satisfazer as exigências da nossa clientela internacional; em segundo lugar, uma lista de vinhos compreendendo 90 rótulos italianos altamente característicos; e em terceiro lugar, uma selecção exclusiva para o MSC Yacht Club.

Todos os alimentos, bebidas e serviços relacionados não inclusos no preço do cruzeiro, serão pagos no final do cruzeiro. Uma taxa de serviço de 15% será adicionada e detalhada na conta final. Não é necessária nenhuma gorjeta em nossos bares e restaurantes.

 

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

No Centro Infantil, diversas atividades são oferecidas para os maiores de três anos. A programação é impressa diariamente e disponibilizada no Miniclube. O entretenimento para crianças e adolescentes será organizado em três faixas etárias: – Miniclube: para crianças de 3 a 6 anos; – Junior's Club: para crianças de 7 a 11 anos; – Clube para Adolescentes: para hóspedes maiores de 13 anos. Todas as atividades de entretenimento são elaboradas por nossos recreadores e realizadas em diversos idiomas, para satisfazer as necessidades de todos e não se restringem ao Mini clube; se os pais estiverem em terra ou envolvidos em outras atividades, o Mini clube permanece aberto, proporcionando uma maior tranqüilidade aos hóspedes. Os recreadores também levarão as crianças ao Buffet ou ao restaurante do navio para as refeições com a possibilidade de escolha pelo Menu Infantil. Lembramos que os recreadores não são formados para atender crianças com necessidades especiais e pedimos o acompanhamento de adulto responsável pela criança durante sua permanência no centro infantil. Idiomas a bordo: A tripulação dos navios MSC é internacional e está habituada em ter contato com diversas nacionalidades e idiomas. Nos cruzeiros pela América do Sul os navios dispõem também de tripulantes brasileiros para melhor atendê-lo. A tripulação estará a sua disposição para auxiliá-lo sempre que necessário. 

EXCURSÕES

Preciso de informações e gostaria de reservar as excursões nos portos visitados, como devo proceder? Os passeios programados nos diversos portos de escala são opcionais e os seus preços não estão incluídos na tarifa do cruzeiro. As excursões foram selecionadas por profissionais especializados e independentes em cada porto, visando oferecer o melhor programa em função do tempo disponível em cada escala. Existem três maneiras de reservar o seu passeio; -  (1) através do seu agente de viagens antes do seu cruzeiro, basta você solicitar a lista de passeios disponíveis para seu cruzeiro e garanta sua vaga.  - (2) Você pode agendar diretamente a bordo do Navio no Escritório de Excursões, conhecido como “Shore Excursions”, onde os nossos profissionais poderão além de agendar a sua excursão e passeio, ainda oferecer informações sobre os portos visitados, tais como, local onde você irá desembarcar, distância para o centro da cidade, praias mais próximas, meios de locomoção disponíveis e qualquer outra informação que você necessite para programar o seu dia nos portos visitados.  - (3) Caso o escritório de excursões esteja fechado, você poderá preencher o formulário disponível em sua cabine ou no balcão de excursões  e depositar na urna disponível no mesmo balcão. Você irá receber os bilhetes de excursão na sua cabine na noite anterior ao passeio, onde constará o local a bordo do navio e o horário de encontro para a saída da sua excursão. (Aconselhamos sempre chegar 10 minutos antes do horário marcado). Em todos os cruzeiros, haverá uma apresentação dos nossos especialistas em portos sobre os destinos visitados e passeios oferecidos que estará listado no seu programa de bordo como “Informações dos portos e excursões” onde você também poderá obter informações dos portos e dos passeios. Lembrando que recomendamos roupas leves e calçados confortáveis e mais resistentes, durante as excursões, além de boné ou qualquer proteção contra o sol. Para os passeios com destino à praia, a equipe do Departamento de Excursões distribuirá toalhas apropriadas durante a saída do seu passeio para todos os hóspedes em excursão. Comprei excursão antecipada, como devo proceder?

O hóspede irá receber os bilhetes oficiais da excursão na sua cabine no dia de embarque, e esse é o bilhete que deverá ser apresentado na porta do ônibus para realizar a excursão. Em caso de compras de excursões para grupos, o líder do grupo devera se dirigir no dia do embarque ao departamento de excursões a bordo do navio para receber instruções sobre entrega dos bilhetes para seu grupo, locais e horários de encontro para as saídas das excursões.

Posso cancelar a minha excursão?

O Cancelamento de excursões segue a mesma política de cancelamento vigente para o cruzeiro. Não será aceito o cancelamento de excursões por arrependimento da compra.  Após o pagamento, qualquer pedido de alteração ou substituição de excursões somente poderá ser solicitado a bordo do navio com o Departamento de Excursões e estará sujeita à disponibilidade. A diferença será debitada ou creditada, conforme o valor seja superior ou inferior, na fatura do Hóspede descontada a multa de 15% (quinze por cento) sobre o valor em dólares da excursão substituída. Observação: A(s) excursão(ões) adquirida(s) a bordo do navio não será reembolsada. Somente em caso de doença, mediante apresentação de atestado médico emitido pelo médico de bordo. O atestado será válido somente para o hóspede descrito. O que acontece se comprar uma excursão antecipada e ela for cancelada por forca maior?

As excursão(ões) adquirida(s) através da Agência de Viagens/Representante de Viagens, o reembolso da eventual diferença na troca de passeio ou o reembolso do valor integral deverá ser solicitado após o desembarque no prazo de 04 (quatro) dias úteis. Não serão aceitos pedidos de devolução a bordo do navio. No caso em que ocorra o cancelamento de uma excursão, o hóspede receberá a bordo do navio uma carta que deverá ser enviada pelo seu agente de viagens em no máximo 04 (quatro) dias úteis após o desembarque para shorex@msccruzeiros.com.br informando os dados bancários, nome completo, e número de CPF do hóspede a ser reembolsado. Os reembolsos de excursões compradas antecipadamente (antes do embarque) e canceladas por qualquer motivo que seja somente serão reembolsadas diretamente na conta bancária do hóspede (mesmo em caso de grupos). Em hipótese nenhuma o reembolso ocorrerá em conta bancária outra que não seja do hóspede/pagante e após a confirmação do cancelamento da excursão o reembolso será efetuado no prazo de 04 (quatro) dias úteis.

Todos os hóspedes da MSC Yacht Clube (abordo MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia) podem, simplesmente entrar em contato com o seu concierge e desfrutar de excursões terrestres personalizadas, em limusines com chauffeur ou Aluguel de carro e micro-ônibus. (reservas, disponibilidade e preços mediante pedido).

 

TAXA DE SERVIÇO

TAXAS APLICADAS PARA A TEMPORADA 13/14

A taxa de serviço tem o propósito de manter o mais alto padrão de qualidade na prestação de serviço aos hóspedes. 
      Cruzeiros internacionais:        Todos os serviços inclusos nos cruzeiros internacionais oferecidos a bordo para os hóspedes       MSC estão sujeitos à taxa que será acrescida à fatura cobrada somente no final do cruzeiro, de acordo com o número de noites em que o serviço foi fornecido: 
      Cruzeiros no Mediterrâneo, Ilhas Canárias e Marrocos, Norte da Europa, Antilhas e Dubai, os Emirados e Oman:        Com duração igual ou inferior a 9 dias – 8 noites : € 7.00 (sete euros) por noite/por adulto;        Com duração igual ou superior a 10 dias – 9 noites: € 6.00 (seis euros) por noite/por adulto;        Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 14 anos. Hóspedes entre 14 a 17 anos de       idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

      Travessias de e para Antilhas:       € 6.00 (sete euros) por noite/por adulto;         Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 14 anos. Hóspedes entre 14 a 17 anos de       idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.           

Cruzeiros no Caribe e América do Norte:        US$ 12.00 (doze dólares) por noite/por adulto;        Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 03 anos. Hóspedes entre 03 a 17 anos de idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.        

Cruzeiros no Sul da África:        US$ 6.00 (seis dólares) por noite/por adulto;        Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 03 anos. Hóspedes entre 03 a 17 anos de idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.        

Cruzeiros de Travessias Caribe e América do Norte:        Para o Caribe e América do Norte: € 6.00 (seis euros) por noite/por adulto;        Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 14 anos. Hóspedes entre 14 a 17 anos de  idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.        Partindo do Caribe e América do Norte: US$ 12.00 (doze dólares) por noite/por adulto;        Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 03 anos. Hóspedes entre 03 a 17 anos de  idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.                  

Cruzeiros de Travessias Sul da África:        Para o Sul da África: € 6.00 (seis euros) por noite/por adulto;        Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 14 anos. Hóspedes entre 14 a 17 anos de  idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.        Partindo do Sul da África: US$ 6.00 (seis dólares) por noite/por adulto;        Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 03 anos. Hóspedes entre 03 a 17 anos de  idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.        

 

Cruzeiros de Travessias Atlânticas América do Sul:        Para a América do Sul: € 6.00 (seis euros) por noite/por adulto;        Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 14 anos. Hóspedes entre 14 a 17 anos de  idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.        Partindo da América do Sul: US$ 9.00 (nove dólares) por noite/por adulto;        Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 03 anos. Hóspedes entre 03 a 17 anos de idade pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.        Caso o hóspede não esteja satisfeito com os serviços prestados durante o cruzeiro       Internacional, poderá solicitar o cancelamento da taxa de serviço, contatando o Guest Relation       Manager que estará a bordo. Válido para cruzeiros internacionais, com exceção dos cruzeiros       realizados na América do Sul.        

Cruzeiros na América do Sul:        Nos cruzeiros realizados na América do Sul as taxas de serviços deverão ser pagas previamente na compra do cruzeiro:        US$ 9,00 (nove dólares) por noite/por adulto;        US$ 4,50 (quatro dólares e cinquenta centavos) por noite/por criança até 12 anos incompletos.

Uma taxa de 15% de Serviço de Bar é acrescida automaticamente a todas suas compras em Bares e Restaurantes.

TAXAS APLICADAS PARA A TEMPORADA TEMPORADA 14/15

A taxa de serviço tem o propósito de manter o mais alto padrão de qualidade na prestação de serviço aos hóspedes.

Todos os serviços inclusos nos cruzeiros oferecidos a bordo para os hóspedes MSC estão sujeitos à taxa. Em cruzeiros internacionais, a taxa será acrescida à fatura cobrada somente no final do cruzeiro, de acordo com o número de noites em que o serviço foi fornecido:

Cruzeiros pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Ilhas Canárias e Marrocos, Antilhas e Emirados Árabes Unidos:

(i) € 8,50 (oito euros e cinquenta centavos) por noite/por hóspede acima de 14 anos;

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

Hóspedes entre 03 a 14 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros pelo Caribe :

(i) US$ 12.00 (doze dólares) por noite/por adulto;

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(iii) Hóspedes entre 03 a 18 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros pelo Sul da África:

(i) US$ 6.00 (seis dólares) por noite/por adulto;

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos

(iii) Hóspedes entre 03 a 18 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros de Grand Voyages Caribe:

(i) para o Caribe :€ 8.50 (oito euros e cinquenta centavos) por noite/por hóspede acima de 14 anos.

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(iii) Hóspedes entre 03 a 14 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

(iv) partindo do Caribe: US$ 12.00 (doze dólares) por noite/por adulto;

(v) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(vi) Hóspedes entre 03 a 18 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros de Grand Voyages Emirados Árabes Unidos:

(i) para Emirados Árabes Unidos: € 8.50 (oito euros e cinquenta centavos) por noite/por hóspede acima de 14 anos.

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(iii) Hóspedes entre 03 a 14 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

(iv) partindo dos Emirados Árabe Unidos para a Austrália: US$ 10.00 (dez dólares) por noite/por hóspede acima de 14 anos.

(v) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(vi) Hóspedes entre 03 a 14 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros de Grand Voyages Sul da África:

(i) para o Sul da África: € 8.50 (oito euros e cinquenta centavos) por noite/por hóspede acima de 14 anos.

(ii) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(iii) Hóspedes entre 03 a 14 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

(iv) partindo do Sul da África: US$ 6.00 (seis dólares) por noite/por adulto;

(v) não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(vi) Hóspedes entre 03 a 18 anos incompletos pagam taxa equivalente a 50% da taxa prevista para adultos.

Cruzeiros de Grand Voyages entre Caribe e América do Sul:

Nos cruzeiros de Grand Voyages realizados entre Caribe e América do Sul as taxas de serviços deverão ser pagas previamente na compra do cruzeiro:

(i) para a América do Sul: US$ 12.00 (doze dólares) por noite/por adulto e USD 6.00 (seis dólares) por noite/por criança até 12 anos incompletos. Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(ii) partindo da América do Sul: US$ 10.50 (dez dólares e cinquenta centavos) por noite/por adulto e US$ 5.25 (cinco dólares e vinte e cinco centavos) por noite/por criança até 12 anos incompletos. Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

Cruzeiros de Grand Voyages América do Sul:

Nos cruzeiros de Grand Voyages América do Sul as taxas de serviços deverão ser pagas previamente na compra do cruzeiro:

(i) para a América do Sul: US$ 10.50 (dez dólares e cinquenta centavos) por noite/por adulto e US$ 5.25 (cinco dólares e vinte e cinco centavos) por noite/por criança até12 anos incompletos. Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

(ii) partindo da América do Sul: US$ 10.50 (dez dólares e cinquenta centavos) por noite/por adulto e USD 5.25 (cinco dólares e vinte e cinco centavos) por noite/por criança até 12 anos incompletos. Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

Cruzeiros na América do Sul:

Nos cruzeiros realizados na América do Sul as taxas de serviços deverão ser pagas previamente na compra do cruzeiro:

(i) US$ 10.50 (dez dólares e cinquenta centavos) por noite/por adulto;

(ii) US$ 5.25 (cinco dólares e vinte e cinco centavos) por noite/por criança até 12 anos incompletos.

(iii) Não há cobrança de taxa de serviço para criança até 02 anos incompletos.

Todas as despesas com serviços opcionais efetuadas nos bares, cafés e restaurantes devem ser pagas ao final do cruzeiro. Uma taxa de serviço de bar de 15% será incluída na conta.

 

GORJETAS

Nenhum tipo de gorjeta será requisitado a bordo.

OUTROS SERVIÇOS

Na cabine tem ar condicionado? Os navios têm um sistema central de ar condicionado, que permite aos hóspedes desfrutar de uma temperatura agradável durante todo o cruzeiro. Pede-se aos hóspedes que tenham cuidado ao entrar nos ambientes com ar condicionado para evitar danos à saúde, sobretudo após estarem expostos ao sol. Nas cabines também há um controle de temperatura do ar-condicionado de fácil manuseio.

Quais os serviços de cabine?

– Café da manhã, servido todos os dias, livre de taxa, exceto na manhã da chegada do navio ao seu destino final (check-out). Deverá ser solicitado com antecedência, na noite anterior, preenchendo o pedido que está na cabine e colocando-o na maçaneta da porta da cabine do lado de fora. – Serviço 24 horas, livre de taxa para: cobertores, travesseiros, toalhas e etc. – Serviço de quarto (Room Service): para o serviço de lanche será cobrada uma taxa em dólar, consultar o valor no cardápio que se encontra na cabine. Para serviços de bebidas na cabine serão aplicados os preços da lista de bar (Bar List). Um Mini bar com bebidas está disponível na cabine, consulte os preços a bordo. - Serviço despertador disponível 24 horas.

  Há elevador?

Existem elevadores à disposição dos hóspedes a bordo dos navios. O comandante pode decidir desligar temporariamente os elevadores por exigência climática ou por razões de segurança. Nestes casos, solicitamos aos hóspedes que utilizem as escadas. Caso tenham algum problema em subir ou descer, favor avisar o Escritório de Informações.

  Como funciona o serviço de lavanderia?

Oferecemos um amplo serviço de lavanderia personalizado. Na sua cabine, estará disponível um saco de lavanderia, uma lista de preços e uma nota de serviço. Em caso de dúvidas para utilizar este serviço consulte o seu camareiro.

  Como posso me comunicar a bordo? A cabine tem telefone?

Você pode receber e fazer chamada do navio, usando o telefone da cabine. Para ligações feitas a partir do navio, basta chamar a Estação de Rádio e informar o número desejado para completar a ligação. Para receber ligações, o hóspede pode solicitar os números de telefone do navio à Recepção ou ao Escritório de Informações. Lembramos que as ligações realizadas a partir do navio são feitas via satélite e cobradas em US$ ou Euros, conforme o cruzeiro. As tarifas destes serviços estão à disposição na Estação de Rádio. Obedecendo às normas internacionais, a Estação de Rádio permanecerá fechada quando o navio estiver no porto. Os horários de funcionamento da Estação de Rádio estão disponíveis no Programa do Dia.

  Serviço de fax:

A bordo dos navios da MSC é possível enviar e receber mensagens de fax durante o cruzeiro, desde que este indique o nome do hóspede e o número da cabine. Utilize o formulário especial de fax do Escritório de Informações e deixe-o para transmissão. Consulte valor a bordo.

  Correio:

A correspondência deve ser entregue no Escritório de Informação a bordo, que fornecerá os selos necessários e a encaminhará ao nosso representante local para postagem (o custo de postagem será cobrado do hóspede).

  Serviço GSM:

A tecnologia inovadora ON-WAVES está disponível na maioria de nossos navios! Um serviço de roaming GSM estará ativo na permanência do navio em águas internacionais, permitindo o envio e recebimento de ligações e SMSs. Os Custos das chamadas são determinados pelo próprio provedor contratado. Este custo será cobrado diretamente pelas operadoras.

Os seguintes serviços são cobrados como extras: fotógrafo, casino, jogos de vídeo, cinema 4D (MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida, MSC Fantasia e MSC Magnifica) e o simulador de F1 (somente nos navios MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia), o Simulador de Golfe (apenas no MSC Sinfonia), boliche (apenas nos navios MSC Preziosa, MSC Splendida e MSC Magnifica), estações de internet, cabeleireiro, barbeiro, salão de beleza, banho turco, sauna, massagens e lavandaria. O Minigolf está disponível gratuitamente abordo do MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Opera, MSC Lirica e MSC Armonia.

DIETAS ESPECIAIS

Nossos navios oferecem dietas especiais, desde que sejam solicitadas no momento da reserva. A MSC Cruzeiros trabalha em estreita colaboração com a Associazione Italiana Celiachia para fornecer aos nossos hóspedes menus sem glúten, (abordo dos navios MSC Splendida, MSC Fantasia, MSC Magnifica, MSC Musica, MSC Orchestra e MSC Poesia, cruzeiro no Mediterrâneo e no norte da Europa.) No MSC Divina, MSC Lirica, MSC Opera, MSC Sinfonia e MSC Armonia, os hóspedes encontrarão os produtos sem gluten tais como petiscos, biscoitos, croissants,bolos e muffins.

 

 

VOLTAGEM

Qual a corrente elétrica usada a bordo? A tensão a bordo é 110/220 V. Os únicos aparelhos elétricos permitidos nas cabines são barbeadores, secadores de cabelo, carregadores de bateria e computadores. Nenhum tipo de gerador de calor é permitido. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de informações do navio. Por motivo de segurança, não é permitido utilizar ferro de passar roupa na cabine. A MSC Cruzeiros não assumirá qualquer responsabilidade por danos causados pelos hóspedes a quaisquer aparelhos elétricos. Para evitar o risco de acidente, tire todos os aparelhos da tomada antes de deixar a cabine. Se o camareiro da sua cabine encontrar aparelhos elétricos ligados em sua ausência, eles serão desligados. Não são permitidos a bordo, nenhum equipamento gerador de calor como chaleiras elétricas, cobertor elétrico, etc.)

O Escritório de Informações tem adaptadores de tomada à disposição dos hóspedes para utilização de aparelhos elétricos que também podem ser fornecidos através do serviço de quarto (Room Service). Favor confirmar com o camareiro a voltagem de cada tomada.

 

VALORES

Existem cofres a bordo?

Todas as cabines possuem cofres digitais que são de uso gratuito aos hóspedes. A MSC não assume qualquer responsabilidade por dinheiro, jóias, documentos, celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, notebooks ou outro objeto de valor que permaneçam na cabine.

 

MOEDA CORRENTE A BORDO

Cruzeiros no Mediterrâneo, no Norte da Europa, Emirados Árabes, Ilhas Canárias e Travessias Atlânticas partindo da Europa: a moeda corrente a bordo é o Euro (€). Cruzeiros no Caribe, na América do Norte, na América do Sul, no Sul da África e Travessias Atlânticas indo para a Europa: a moeda corrente a bordo é o Dólar Americano (US$). Para evitar filas no desembarque, recomendamos que o pagamento das despesas a bordo seja feito com cartão de crédito internacional.

PAGAMENTO DE DESPESAS A BORDO

Na noite anterior ao desembarque, será enviado à cabine um extrato com todas as despesas discriminadas, caso haja alguma divergência, favor dirigir-se ao Escritório de Contabilidade. Caso o hóspede tenha feito depósito em cartão de crédito internacional e o extrato estiver correto, por favor, assinar e entregar no Escritório de Informações. Para os hóspedes que efetuaram depósito em espécie (dólar americano), ao receberem o extrato, devem dirigir-se ao Escritório de Contabilidade, para o acerto da conta. Após o recebimento do extrato, na última noite a bordo, todas as despesas deverão ser pagas em espécie (dólar).

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA A BORDO

Devo participar do Exercício Geral de Emergência?

Segundo normas Internacionais de Segurança no Mar, o exercício geral de salvamento e abandono do navio é obrigatório para todos os hóspedes. Ao toque de alarme (7 sons curtos de sirene e um prolongado em seguida) todos os hóspedes deverão colocar o colete salva-vidas e se dirigirem aos respectivos pontos de reunião seguindo os letreiros luminosos em vermelho. Os pais devem certificar-se de que em sua cabine há o colete salva-vidas para crianças, caso contrário este deve ser solicitado ao camareiro. Solicitamos a todos os hóspedes que leiam com atenção as instruções de emergência que estão colocadas atrás da porta da cabine.

  Coletes salva-vidas?

Estão à disposição dos hóspedes no armário da cabine. Os mesmos estão equipados com luzes (que se ativam ao contato com a água) e com um apito.

 

ANIMAIS DOMÉSTICOS

Nenhum animal é permitidos a bordo, além de cães-guia. Trazer cães de guia de bordo é, em qualquer caso, sob reserva de aprovação pela empresa e deve ser solicitado pelo passageiro durante a reserva  

 

VISITANTES

Por questões de segurança, visitantes não são permitidos a bordo.

É possível visitar o navio nos Portos?

Obedecendo as Normas Internacionais de Seguranças nos Portos, não são permitidas visitas aos navios enquanto nos portos, salvo apenas nos casos de Prestadores de Serviço, após prévia solicitação e liberação das autoridades portuárias e da MSC Cruzeiros.

 

ESTACIONAMENTO

Em alguns portos, existe a disponibilidade de estacionamentos. Os estacionamentos são pagos e é recomendado a reserva de vagas por telefone. Entre em contato com seu agente de viagem para saber mais informações.

COMPRAS

Cruzeiros no Brasil – Como adquirir mercadorias durante a viagem? – O hóspede poderá adquirir bens nas lojas da embarcação estrangeira em sua movimentação pela costa brasileira, em viagem de cruzeiro que incluir escala em portos nacionais, sem limite de valor e sem a necessidade de declaração em DBA - Declaração de Bagagem Acompanhada, pois tais bens serão submetidos ao tratamento tributário e ao controle aduaneiro estabelecidos na Instrução Normativa 137/98. Portanto, cabe ao hóspede apenas a exigência da Nota Fiscal dos bens adquiridos em viagem pela costa brasileira. Porém, caso a quantidade, qualidade e variedade permita concluir que tal aquisição se realiza para finalidade comercial, a mesma será objeto de questionamento pelas autoridades fiscais. Na prática de tais atos, se sujeitam ao recolhimento de impostos.

– Produtos eletro-eletrônicos: no embarque não é necessária a declaração de máquinas fotográficas e filmadoras à Alfândega, pois a embarcação não sai de águas brasileiras. Lembrando que a responsabilidade de transporte de tais produtos é do hóspede, e que o mesmo deverá levá-los em sua bagagem de mão. Cruzeiros Internacionais para países integrantes do Mercosul – Como adquirir mercadorias durante a viagem?

– Produtos fabricados no exterior: o hóspede deverá declarar os bens de fabricação estrangeira que integrem sua bagagem, junto à Alfândega, no local de saída do País, utilizando a Declaração de Saída Temporária - DST, para assegurar o retorno desses bens ao Brasil sem pagamento de impostos, caso não possua nota fiscal dos bens. O mesmo procedimento deve ser adotado quando estiver levando consigo bens estrangeiros para serem consertados ou trocados por outro, no exterior, em razão de garantia. A cota de isenção é de US$500.00 (quinhentos dólares americanos) ou o equivalente em outra moeda, quando o hóspede ingressar no país por via aérea ou marítima. Por ocasião do despacho aduaneiro, é vedada a transferência, total ou parcial, do limite de isenção para outro hóspede, inclusive pessoa da família. (línea “a”, inciso III, bem como o § único ambos do artigo 6º, da IN/SRF/137/98).

– Valores monetários: declarar os valores que estiverem portando, em espécie ou cheques de viagem, quando em montante superior a dez mil reais ou o equivalente em outra moeda, utilizando a Declaração de Porte de Valores - DPV. Apresentar, na ocasião, o comprovante da aquisição da moeda estrangeira em banco autorizado ou instituição credenciada a operar em câmbio no País, em valor igual ou superior ao declarado. (inciso I, §2º, artigo 3º, da IN/SRF/619/2006). A EDPV deverá ser apresentada por meio da Internet, no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br/dpv.

– Bens a declarar: ao retornar ao porto de origem, todos os hóspedes maiores de 16 anos deverão preencher a Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA), em caso de menor, deve ser preenchida pelos pais ou responsável. A DBA será solicitada pelas Autoridades Aduaneiras no momento do desembarque. A declaração é individual e o hóspede deverá estar com a mesma devidamente preenchida e assinada antes de deixar o navio. Compras em Loja Franca (Duty Free Shop) O viajante pode adquirir, com isenção de tributos, nas lojas francas (duty free shops) dos portos e aeroportos, após o desembarque no Brasil e antes de sua apresentação à fiscalização aduaneira, mercadorias até o valor total de U$ 500.00. Esse valor não é debitado da cota de isenção de bagagem a que o viajante tem direito. Além do limite global de U$ 500.00, as mercadorias adquiridas nas lojas francas estão sujeitas aos seguintes limites quantitativos: 24 unidades de bebidas alcoólicas, observado o quantitativo máximo de 12 unidades por tipo de bebida; 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira; 25 unidades de charutos ou cigarrilhas; 250g de fumo preparado para cachimbo; 10 unidades de artigos de toucador; 03 unidades de relógios, máquinas, aparelhos, equipamentos, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos. Menores de 18 anos, mesmo acompanhados, não podem adquirir bebidas alcoólicas e artigos de tabacaria.   Bens adquiridos nas lojas francas do Brasil, no momento da partida do viajante para o exterior, nas lojas duty free no exterior e os adquiridos em lojas, catálogos e exposições duty free dentro de ônibus, aeronaves ou embarcações de viagem têm o mesmo tratamento de outros bens adquiridos no exterior, passando a integrar a bagagem do viajante. Em resumo, essas mercadorias não aproveitam do benefício da isenção concedido às compras nas lojas francas do Brasil, efetuadas no momento da chegada do viajante. O hóspede deverá dirigir-se ao local indicado para “Bens a Declarar” quando estiver trazendo bens adquiridos no exterior cujo valor total exceda a cota de isenção, que é de USD 500,00 (quinhentos dólares americanos) ou o equivalente em outra moeda, para fins de cálculo do imposto devido. Podem ainda se sujeitar à tributação especial, os bens que ultrapassarem a cota. Nos locais onde inexistir o canal de “Bens a Declarar”, o hóspede deverá dirigir-se a fiscalização aduaneira. (§1º, artigo 16, da IN/SRF/137/98). O hóspede deverá declarar os seus bens quando estiver trazendo:

– alimentos in natura e medicamentos sujeitos a inspeção sanitária, serão inspecionados e liberados, se for o caso, ou serão solicitadas providências complementares, pelo órgão competente, para liberação dos mesmos.

– bens cuja quantidade, natureza ou variedade configure importação ou exportação com fim comercial ou industrial. (artigo 16 da IN/SRF/137/98).

- Restrições: consultar o site do MAPA/ANVISA. Observação: é exigida a comprovação de entrada regular no Brasil, de telefone celular estrangeiro, para fins de habilitação para uso. Portanto, ainda que esteja incluída na cota de isenção, a identificação destes aparelhos deve constar da declaração e ser conferida pela fiscalização. É proibido trazer do exterior, cigarros e bebidas fabricados no Brasil, destinados à venda exclusivamente no exterior; bebidas alcoólicas, fumo, cigarros e semelhantes, quando trazidos por viajante menor de dezoito anos; substâncias entorpecentes ou drogas; bens ocultos com o intuito de burlar a fiscalização. Atenção: A esses bens aplica-se a penalidade de perdimento, portanto serão apreendidos pela Alfândega e o viajante ficará sujeito à representação fiscal para fins penais.

* Dependendo dos itinerários e sujeito à legislação em vigor.

 

PONTO DE INTERNET: SP/FA/MA

O serviço de Internet encontra-se a um clique de distância. Na Cyberlibrary (livraria cibernética) você poderá utilizar o navegador da mesma maneira como faz em casa. Siga as instruções exibidas na página inicial para acessar e escolha o valor do crédito de que necessita. O valor selecionado será cobrado diretamente na sua fatura a bordo.

ESPREGUIÇADEIRAS NA ÁREA DA PISCINA

As espreguiçadeiras são gratuitamente disponibilizadas para os hóspedes. Elas não poderão ser reservadas; os hóspedes não devem "manter reservadas" as cadeiras de sol e nem as espreguiçadeiras, deixando seus pertences sobre as mesmas em um tempo superior a 30 minutos. Haverá toalhas disponíveis para os hóspedes ao redor das piscinas.As mesmas devem ser devolvidas após o uso. As toalhas que não forem devolvidas serão cobradas na fatura do hóspede.

Enviar comentário

||||||news b01 bsd|b01 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 bsd|b01 bsd|b01 bsd|content-inner||